Segundo um dos principais indicadores do MEC, a Faculdade Fael consolida-se com ótimo conceito no IGC (Índice Geral do Curso), um importante indicador de qualidade do ensino superior brasileiro e foi avaliada como a melhor Faculdade,  segundo o site RECLAME AQUI (veja ranking)  



Com conceito 3 no IGC divulgados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a Faculdade Fael está entre as melhores instituições do País. A nota do IGC varia de 1 a 5. As instituições com notas abaixo de 3 são consideradas com conceito insatisfatório segundo o indicador do INEP. Para se ter uma ideia, as instituições com baixo conceito não podem se expandir, ou seja, não podem construir novos campi, nem abrir cursos ou aumentar o número de vagas. Além disso, os cursos autorizados podem sofrer redução de vagas ou ter processos seletivos suspensos, após vistoria de especialistas. 


Como é calculado o IGC 

O índice, divulgado anualmente pelo MEC, é fruto de média ponderada das notas de cursos de graduação e de mestrado e doutorado. 

Leva em conta a média dos CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos avaliados nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada um deles, a média dos conceitos da avaliação CAPES dos programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação também trienal e ponderada pelo número de matrículas nos programas. 

Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e também os CPC dos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um período de três anos. Dessa forma o IGC compreende a análise de todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade de 2014, 2015 e 2016. 

Segundo o relatório, quase metade dos cursos se encontra na faixa abaixo de 3, o que mostra o quanto é importante pesquisar a faculdade no momento da escolha do curso desejado.   


Outras fontes de pesquisa: 

Não são apenas os índices do MEC que devem ser analisados, outras fontes também são importantes e merecem destaque como por exemplo: sites de comparação, google, facebook, entre outros. Escolhemos o site reclame aqui pois, além de comparar, ele destaca a relação entre a empresa e seus clientes (neste caso alunos) quanto aos problemas enfrentados durante a jornada acadêmica, veja abaixo:

RECLAME AQUI 

Em pesquisa ao site reclameaqui.com.br entre as principais faculdades particulares do país, o quesito observado leva em consideração o retorno das instituições perante problemas enfrentados pelos alunos, desde a matrícula até a conclusão do curso. Esse parâmetro deve ser observado pois, todos alunos, em algum momento necessitarão do atendimento financeiro, acadêmico e administrativo das instituições.  Ter suas demandas resolvidas em tempo hábil e com a referida atenção pode fazer toda a diferença na qualidade do ensino e sua respectiva conclusão do curso escolhido.  

Confira os rankings das instituições e avaliações disponíveis no site: 


1º lugar – Faculdade FAEL – Conceito ÓTIMO 

2º lugar – Uniasselvi – Conceito BOM 

3º lugar – Universidade Metodista – Conceito RUIM 

4º lugar – Universidade Paulista – Conceito RUIM 

5º lugar – Universidade Católica de Brasília – Conceito NÃO RECOMENDADA 

6° lugar – Anhanguera – Conceito NÃO RECOMENDADA 

Pesquisamos também outras instituições que não possuem índice pelo baixo número de reclamações e/ou por não estarem em todas as regiões do Brasil. Ainda assim possuem números que podem auxiliá–los na busca por uma faculdade em Sobradinho e região do DF.

São elas: 

UniLASALLE – SEM ÍNDICE 

Respondeu 66,7% das 9 reclamações, resolveu 3 de 6 dos problemas apresentados. 
 

Centro universitário Projeção – SEM ÍNDICE 

Respondeu 62,1% das 36 reclamações, resolveu 11 de 18 dos problemas apresentados. 

NOSSA RECOMENDAÇÃO:

Analisando os dados do site reclame AQUI e do IGC, quanto a reputação das principais faculdades e sua qualidade de ensino, observamos que há uma grande variação entre a reputação, que vai de Ótimo a até Não Recomendada. Recomendamos MUITA ATENÇÃO em sua escolha! 
Destacamos e recomendamos a FACULDADE FAEL que desponta entre as melhores instituições segundo os índices de qualidade do MEC e na pesquisa sobre reputação e atendimento, figurando neste quesito, em primeiro lugar. 

Acreditamos que avaliar o retorno das reclamações podem auxiliá-los na melhor escolha para quem acredita que a relação entre a instituição e o acadêmico seja importante.

Oferecer bons serviços, mas principalmente a manutenção deles durante o período da jornada pedagógica pode fazer toda a diferença quando a escolha do seu curso.

Desejamos sucesso!