Buracos negros obedecem à teoria de Einstein, mostra estudo

A teoria da relatividade geral foi proposta por Albert Einstein em 1915. Ela composta por um conjunto de hipteses que generaliza a relatividade especial e a lei da gravitao universal de Newton. Resumindo, ela fornece uma descrio unificada da gravidade como uma propriedade geomtrica no espao-tempo. Porm, ela no matematicamente incompatvel com a mecnica quntica, o que levou os pesquisadores a procurar alternativas a ela.

“Esperamos que uma teoria da gravidade completa seja diferente da relatividade geral, mas h muitas maneiras de modific-la”, explicou Simitrios Psaltis, astrofsico da Universidade do Arizona, e autor de um novo estudo publicado na Physical Rebiew Letters. “Descobrimos que qualquer que seja a teoria correta, ela no pode ser significamente diferente da relatividade geral quando se trata de buracos negros“, acrescentou.

Para chegar a esta concluso, os pesquisadores aplicaram a teoria no M87*, um buraco supermassivo a 55 milhes de anos-luz e 6,5 bilhes de vezes a massa do Sol. Com isso, os pesquisadores descobriram que a teoria se torna 500 vezes mais robusta na regio. Usando matemtica da relatividade geral, possvel prever um tamanho bastante preciso do vazio escuro em torno do buraco negro. Quando uma imagem do M87* foi divulgada, o teste foi feito e a sombra era do tamanho previsto.

ReproduTeste em buraco negro mostra que singularidade respeita teoria da relatividade de Einstein. Foto:NASA/JPL-Caltech

Relatividade geral

A relatividade geral passou por vrios testes no Sistema Solar. A mudana da orientao da rbita de Mercrio, a forma como a luz das estrelas se curva ao longo do espao-tempo e medies precisas da distncia entre os planetas, por exemplo. Vrias modificaes dela passaram pelos mesmos testes e se mostraram positivas. No caso do buraco negro, porm, elas falharam. E isso “restringe a margem de manobra para modificaes na teoria de relatividade geral de Einstein”, afirmou Feryal zel, da Universidade do Arizona.

“Sempre dizemos que a relatividade geral passou em todos os testes com louvor”, destacou zel. Esse avano, alm de novos telescpios que podero fornecer uma resoluo ainda mais alta dos buracos negros, “marca o incio de uma nova era na astrofsica de buracos negros”, finalizou.

Via: Science Alert