Microsoft anuncia 10 princípios para proteger desenvolvedores de apps

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A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (8) uma lista com 10 princpios que visam promover a escolha, justia e inovao para desenvolvedores na Microsoft Storeno Windows 10. Na relao, a empresa cita que no vai bloquear lojas concorrentes e nem aplicativos que usam modelos de monetizao prprios.

Segundo a empresa, seus prprios aplicativos esto sujeitos aos mesmos padres aplicados na loja para todos os outros. Quanto s taxas aplicadas nas vendas, a companhia afirma que elas so baseadas na concorrncia de outras lojas.

A poltica adotada pela Microsoft funciona quase como uma resposta s regras aplicadas pela Apple. Em agosto, a empresa havia criticado as polticas da App Store por serem rgidas demais. Na poca, o servio de streaming de jogos xCloud estava prestes a ser lanado para usurios do iOS, mas foi barrado. Posteriormente, a Apple revisou a medida e acrescentou novas regras de uso.

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Lista de princpios da Microsoft esclarece informaes sobre distribuio e taxas cobradas na loja. Imagem: Microsoft/Reproduo

Resposta Apple

No caso da Apple, a companhia tem como loja exclusiva a prpria App Store. O sistema de pagamentos da empresa cobra uma taxa de 30% sob aplicativos, jogos e compras dentro dos apps, alm de serem processados pela prpria loja. Na Windows Store, a taxa dever variar entre 15% e 30%, mas a companhia no deixou aberto um nmero exato.

A discusso sobre a poltica de taxas da Apple ganhou expressividade no caso da Epic Games com o jogo ‘Fortnite‘. Banido em agosto pela Ma, o game passou a realizar transaes fora da App Store, o que no permitido segundo a poltica de uso e distribuio da companhia.

A Applemodificou recentemente as suas diretrizes de pagamentoexcluindo algumas categorias da taxa obrigatria de 30%. A maioria, no entanto, se encaixa em compras voltadas para negcios ou de servios de e-mail, por exemplo.

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App Store cobra uma taxa de 30% sob aplicativos. Imagem: Ymgerman/iStock

Ainda sob efeito de comparao, a Apple vem sendo acusada de promover seus aplicativos em detrimento de outros concorrentes. O ex-diretor da App Store, Phil Shoemaker, disse em depoimento que ela favorece o servio de games Arcade ilegalmente na loja. Esse seria o motivo de concorrentes como o Xbox Game Pass ou Google Stadia no terem tanto espao na plataforma.

J em setembro, foi criada a Coalition for App Fairness (CAF) que visa garantir prticas mais justas nas lojas de aplicativos. A coalizo tem, entre os participantes, o Spotify, Match Group e a prpria Epic. J na Europa, a Lei de Servios Digitais impe normas para empresas de tecnologia que visam tornar o mercado mais justo e competitivo.

Princpios da Microsoft para desenvolvedores

A Microsoft ainda anunciou que os 10 princpios devero ser renovados de tempos em tempos, de acordo com o feedback da comunidade e outros fatores. Eles foram criados com base na Coalizo pela Justia em Apps (Coalition for App Fairness ou CAF, na sigla em ingls). Confira:

1. Os desenvolvedores tero a liberdade de escolher se desejam distribuir seus aplicativos para Windows por meio de nossa loja de aplicativos. No bloquearemos lojas de aplicativos concorrentes no Windows;

2. No bloquearemos um aplicativo do Windows com base no modelo de negcios de um desenvolvedor ou como ele fornece contedos e servios, incluindo se o contedo est instalado em um dispositivo ou sendo transmitido da nuvem;

3. No bloquearemos um app do Windows com base na escolha do desenvolvedor de qual sistema de pagamento usar para processar as compras feitas em seu aplicativo;

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Lista com dez princpios cita que apps da Microsoft tero o mesmo tratamento de outros. Imagem: Microsoft/Reproduo

4. Daremos aos desenvolvedores acesso oportuno s informaes sobre as interfaces de interoperabilidade que usamos no Windows, conforme estabelecido em nossos Princpios de Interoperabilidade;

5. Cada desenvolvedor ter acesso nossa loja de aplicativos, desde que atenda aos padres e requisitos, incluindo aqueles de segurana, privacidade, qualidade, contedo e segurana digital;

6. Nossa loja de aplicativos cobrar taxas razoveis que refletem a concorrncia que enfrentamos de outras lojas de aplicativos e no forar um desenvolvedor a vender dentro de seu app algo que ele no queira;

7. Nossa loja de apps no impedir que os desenvolvedores se comuniquem diretamente com seus usurios por meio de seus aplicativos para fins legais legtimos;

8. Nossa loja manter nossos prprios apps com os mesmos padres aos quais mantm os apps concorrentes;

9. A Microsoft no usar informaes ou dados no pblicos de sua loja sobre o app de um desenvolvedor para competir com ele;

10. Nossa loja ser transparente sobre suas regras, polticas e oportunidades de promoo e marketing […], avisando sobre mudanas e disponibilizando um processo justo para resolver disputas.

Fonte: Microsoft





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