Nasa descobre dunas de areias de bilhões de anos preservadas em Marte

A Nasa descobriu em Marte um campo de areia que, com o passar dos anos, se transformou em uma rocha slida. Apesar de sua mudana de forma, os cientistas afirmam que a preservao deste campo uma descoberta importante e nica, considerando que o mesmo seria impossvel acontecer na Terra por conta de mudanas climticas, e etc.

De acordo com a pesquisa publicada noJGR Planets, entender como estas dunas resistiram ao teste do tempo pode oferecer uma viso mais ampla sobre os processos sedimentares no planeta vermelho, bem como revelar detalhes geolgicos do corpo celeste.

Reprodu

Dunas de areia antigas que viraram rochas em Marte podem ajudar os cientistas a descobrirem mais detalhes sobre o planeta. Crditos: SquareMotion/Shutterstock

Asdunas de areia formadas recentemente em Marte, e conhecidas pelos cientistas, so notadamente parecidas com campos mais antigos. Este fato sugere que o clima e a atmosfera no planeta mudaram pouco em muito tempo. Segundo astrnomos, a orientao, comprimento, altura, forma e inclinao das dunas descobertas so extremamente parecidas com as existentes em outros locais de Marte.

“Isso indica que as principais direes do vento que so responsveis pela forma das dunas no mudaram substancialmente com o tempo”,explica o cientista planetrio, Matthew Chojnacki, do Planetary Science Institute. “Tambm vemos dunas de areia de tamanho e espaamento muito semelhantes nos dois perodos. Isso pode indicar que a presso atmosfrica no foi significativamente diferente”, acrescenta.

A descoberta

A constatao s foi possvel por meio de imagens captadas pela High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE), super cmera que est a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter. Dados de tipografia do planeta tambm foram analisados, documentados e datados. Embora o quadro total sobre estas dunas ainda no esteja completo, os pesquisadores j alertam que os estudos “no pintam um quadro dramaticamente diferente do que pode ser obtido com suas contrapartes modernas”.

Com o que j foi analisado, os autores da pesquisa constataram que algumas dunas foram formadas a partir de um vento que parecia vir de um evento vulcnico catastrfico. Depois deste vento, um composto voltil entrou em contato com as dunas de areia compactadas e ajudou a endurec-las.

Reprodu

Planeta vermelho pode ter passado por evento vulcnico catastrfico que formou a dunas. Crditos: Vadim Sadovski/Shutterstock

Sobre este processo, o mesmo pode ser visto na Terra quando a gua subterrnea de um terreno invade uma duna j parcialmente enterrada. “Este nvel de preservao raro para dunas de areia terrestres devido eroso e placa tectnica em curso”,destaca Chojnacki. Mas ao contrrio do nosso planeta, as dunas em Marte tm muito menos elementos com os quais lutar. “Com base nas relaes do depsito de dunas com outras unidades geolgicas e taxas de eroso modernas, estimamos que tenham cerca de um bilho de anos”, conclui o cientista.

Considerando todos os resultados obtidos pela equipe at agora, a descoberta torna-se importante para entender evoluo nas paisagens no s de Marte, mas at da Terra. Enquanto dunas de rea desta natureza so raras em nosso planeta, Marte parece possuir”extensos campos de paleodunas espalhados pelo fundo da bacia, onde muitas formas de dunas e suas morfologias parecem amplamente intactas”.

gua e placa tectnica que constantemente remodelam a superfcie da Terra no so atualmente um fator em Marte, portanto, h uma oportunidade de aprender com o registro geolgico do planeta vermelho”,finalizouChojnacki.

Fonte: Science Alert