Astrônomos observam pela primeira vez estrela ‘espaguetificada’ por buraco negro

[ad_1]

Astrnomos descreveram nesta segunda-feira (12) um evento rarssimo. Em estudo publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, pesquisadores anunciaram que, pela primeira vez, acompanharam em “tempo real” o processo de “espaguetificao” de uma estrela destruda por um buraco negro.

O termo “espaguetificao” usado para descrever a ao da potente fora gravitacional do buraco negro sobre outros corpos do espao. A atrao to intensa, que estrelas so progressivamente esticados, como se transformassem em macarro, at a destruio. A animao abaixo ilustra o processo com clareza:

O fato foi registrado a uma distncia de 215 milhes de anos-luz da Terra, o que uma das menores distncia j registradas para eventos deste tipo. Catalogado como AT2019qiz, o acontecimento envolveu cerca de metade da estrela absorvida pela gravidade do buraco negro, com massa estimada em mais de 1 milho de vezes a do nosso Sol, e a outra metade expelida para fora, como define Edo Berger, um dos astrnomos envolvidos no projeto, do Centro para Astrofsica Harvard-Smithsonian.

Segundo os pesquisadores, o evento foi percebido a tempo de obter uma viso clara do processo. “Ns pudemos ver a cortina de poeira e detritos se formando enquanto o buraco negro lanava um fluxo poderoso de material com velocidades de at 10 mil quilmetros por segundo (36 milhes de quilmetros por hora)”, explica Kate Alexander, astrofsica na Northwestern University. Ela tambm aponta que essa foi a primeira oportunidade de detectar a origem do material que obscurece a viso de buracos negros.

A expectativa de que a proximidade do evento permitir aos cientistas entenderem melhor essas foras e pode se tornar uma referncia para estudar buracos negros e sua capacidade de engolir outros objetos espaciais.

Astronomia buraco negro astrofsica