- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasCrer trabalha autocuidado e autoestima em pacientes vítimas de AVC

Crer trabalha autocuidado e autoestima em pacientes vítimas de AVC


Com foco na autoestima e na independência da paciente, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) promove a Oficina Terapêutica Mulheres e Auto Percepção. Voltada para as pacientes mulheres que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), a terapia é conduzida pela equipe de preceptores e residentes multiprofissionais da terapia ocupacional da instituição do Governo de Goiás.

 

“Normalmente, a paciente pós-AVC registra sequelas motoras, cognitivas e sensoriais, o que afeta diretamente sua autoestima. Muitas delas se olham no espelho e não se reconhecem mais. Então, esse trabalho, além de promover reabilitação e independência nos cuidados diários com a saúde, também promove a ressignificação da imagem. É fazer a paciente entender que se cuidar é, acima de tudo, se amar”, explicou a preceptora de Terapia Ocupacional do Crer e responsável pela oficina, Wânia Ferreira da Silva Pysklyvicz.

 

A terapia integra o Projeto Terapêutico Singular de cada paciente e tem duração de cinco encontros. “Durante cada encontro trabalhamos um autocuidado diferente: unha, cabelo, corpo, maquiagem e saúde. As Oficinas têm duração de uma hora e meia, cada uma, e após o término do grupo, as pacientes seguem com os atendimentos individuais previstos em seu PTS”, esclareceu a preceptora.

 

Ao fim do grupo terapêutico, Divina Lopes da Silva, de 70 anos, se emocionou ao se olhar no espelho. “Desde que sofri o AVC nunca mais havia me olhado no espelho, eu não tinha motivos para isso. Eu me abandonei, não me reconheço mais. Hoje, depois de ter passado por esse grupo, consigo ter outra visão de mim, eu ainda estou aqui.”

 

Paciente do Crer desde 2019, dona Osana Maria Henrique de Santana reforçou a importância de continuar lutando. “Eu amei a convivência com outras mulheres nesse grupo de terapia. Não estamos sozinhas, lutamos uma mesma batalha. Amei a experiência e amei reaprender a me cuidar.”

Foto: Mayara Varalho/Agir

Fonte: SES/Agir – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás





Source link

Notícias Relacionadas
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -