- PUBLICIDADE -
Google search engine
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -spot_img
Inícioultimas noticiasCine Goiás Itinerante leva cinema ambiental e qualificações ao interior goiano

Cine Goiás Itinerante leva cinema ambiental e qualificações ao interior goiano


Alunos da Escola Comecinho de Vida, em Mineiros, assistem a filmes do FICA durante o projeto Cine Goiás Itinerante no município (Foto: Secult)

Nesta segunda-feira (11), 130 alunos da Escola Comecinho de Vida, em Mineiros, assistiram a filmes com temática ambiental, durante a primeira sessão do projeto Cine Goiás Itinerante realizada no município. Até quarta-feira (13), também serão atendidas pelo Cine Goiás as escolas municipais Elias Carrijo, Maria Eduarda e Santo Antônio. Os alunos terão acesso a filmes que concorreram em diversas edições do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA).

Além da exibição de filmes nas escolas, o Cine Goiás Itinerante promoverá em Mineiros duas oficinas de formação: “Cinema e Educação” voltada para professores e pais; e “Cineclubismo e projetos culturais” destinada para a comunidade em geral. Os eventos ocorrem na quarta-feira (13), às 9h30 e às 13h respectivamente, na Casa de Cultura da cidade, com entrada gratuita. Na quinta-feira (14), também na Casa de Cultura, será feito o encerramento do projeto no município com a exibição de um filme com temática religiosa.

Airan José Silvério Botelho, titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do município, espera que a parceria com a Secult/Goiás continue. “A parceria com a Secult/Goiás foi extremamente benéfica para nossas escolas ao apresentar filmes com temática ambiental para nossos alunos. Foi muito bom, queremos repetir”.

Neste ano, o Cine Goiás Itinerante já promoveu eventos em Acreúna e Anhanguera. Após Mineiros, a equipe do programa segue para São Simão. O objetivo da iniciativa, desenvolvida pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria Estadual de Cultura desde 2006, é democratizar o acesso ao audiovisual no interior do Estado, divulgar o cinema ambiental e capacitar profissionais da área.

Para o servidor André Luiz Almeida, que integra a equipe do programa, a iniciativa traz vários benefícios sociais. “As crianças vibram com a exibição dos filmes. Além disso, nós fomentamos cinema para populações que não tem acesso a essa manifestação cultural. Muitas cidades goianas estão distantes dos grandes centros, então muitos nunca foram ao cinema”.

Os pilares do programa são a exibição de filmes que participaram do FICA, ações de qualificação e promoção da arte cinematográfica para a população. Geralmente as equipes permanecem em cada município goiano durante 4 dias. O Cine Goiás já atendeu mais de 150 municípios ao longo de sua existência.



Source link

Notícias Relacionadas
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -