Metrô-DF suspende funcionamento para troca de dormentes na estação Guará neste domingo (24)
Companhia aproveitou suspensão do transporte público para executar outros serviços nas demais estações; locais reabrem ao público na segunda-feira (25) às 5h30
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) suspendeu o funcionamento neste domingo (24) para fazer uma série de manutenções em toda a rede. Um desses trabalhos foi a troca de 27 dormentes de madeira na região da trincheira da estação Guará.
O dormente serve para manter a distância entre os trilhos, e pode ser feito de madeira ou de concreto. A peça trava a distância entre os trilhos e assenta o trilho ao longo do lastro. Essas peças estão espalhadas ao longo de 70 quilômetros de trilhos do metrô.
Por ser um serviço de alta complexidade, ele demandou a interrupção das atividades do transporte público à população. Os trabalhos iniciaram na madrugada de sábado e vão invadir a madrugada de domingo (24) para segunda-feira (25). Cabe lembrar que o Metrô-DF retorna às atividades a partir das 5h30 desta segunda.
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) suspendeu o funcionamento neste domingo (24) para fazer uma série de manutenções em toda a rede. Um desses trabalhos foi a troca de 27 dormentes de madeira na região da trincheira da estação Guará.
O dormente serve para manter a distância entre os trilhos, e pode ser feito de madeira ou de concreto. A peça trava a distância entre os trilhos e assenta o trilho ao longo do lastro. Essas peças estão espalhadas ao longo de 70 quilômetros de trilhos do metrô.
“Nós estamos fazendo um processo de trocas de dormentes de regiões de aparelhos de mudança de via. A gente pode ver aqui, é uma região bem confinada. São dormentes de madeira que, eventualmente, a gente tem que parar para fazer a troca. Não são situações que apresentam riscos, mas ao longo do tempo eles vão se degradando. É a primeira vez que a gente faz uma interrupção desse nível aqui, nessa região, até por conta da trincheira. Vamos fazer uma troca de 27 dormentes para restabelecer o mais próximo possível das condições originais quando foi entregue o metrô”, explica o gerente de manutenção de via do Metrô-DF, Roberto Giuliani.
Segundo o Metrô-DF, a substituição garantirá mais vida útil aos trilhos e aos Aparelhos de Mudança de Via (AMV), além de trazer mais conforto e segurança para os usuários do sistema. “O AMV é a movimentação dos trens de uma via para outra. Nessas regiões, os dormentes são de madeira. Eventualmente são necessárias algumas paradas, principalmente em regiões que estão confinadas, aqui como essa trincheira [da estação Guará] para fazer essa troca de dormentes no intuito de garantir a estabilidade do AMV, garantir mais conforto e mais segurança também para o sistema”, complementa o técnico.
Um AMV é um conjunto de acessórios, máquinas e componentes que são projetados para permitir ao material circulante transitar de uma linha para outra, assegurando a continuidade da via para um determinado caminho. No mundo ferroviário o AMV, também é chamado de chave.
Manutenção constante
Segundo a Companhia, todas as atividades, todos os locais do metrô passam por manutenções preventivas, preferencialmente, e quando necessárias, corretivas. Tudo é monitorado diariamente, 24 horas por dia.
Share this content:
Publicar comentário