Exposição no Rio valoriza imaginário periférico de Deneir Martins


logo-agenciabrasil Exposição no Rio valoriza imaginário periférico de Deneir Martins

Com um acervo composto de pinturas, fotos, brinquedos e diversos objetos produzidos através de sucata, a exposição O universo lúdico e inventivo de Deneir Martins será aberta, neste sábado (11), às 14h, no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan), localizado no bairro do Catete, zona sul do Rio de Janeiro.ebc Exposição no Rio valoriza imaginário periférico de Deneir Martinsebc Exposição no Rio valoriza imaginário periférico de Deneir Martins

Estreia sábado (11) a exposição “O universo lúdico e inventivo de Deneir Martins”, no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan), que fica no bairro do Catete, zona sul do Rio de Janeiro. A mostra faz parte do programa Sala do Artista Popular (SAP).

Notícias relacionadas:

O antropólogo Túlio Lourenço Amaral considera Martins um dos fundadores do Imaginário Periférico – movimento criado nos anos 1990 na Baixada Fluminense que busca visibilidade da produção artística periférica fora dos sistemas tradicionais, e reflete sobre a importância de suas obras.

“No mundo contemporâneo, marcado pelo imediatismo e utilitarismo, Deneir é confiante em criar obras a partir de tudo o que a gente possa supor, subverte esse significado ou função, para criar algo novo sem a utilidade anterior”, disse Túlio à Agência Brasil. O antropólogo é o autor da pesquisa e do texto do catálogo da exposição.

O evento é gratuito e o público também terá a oportunidade de acompanhar, mesmo fora de época, a apresentação da tradicional Quadrilha João Danado, do Morro do Santo Amaro, na Glória.

Denier Martins

Com 50 anos de carreira, Denier Martins, que usa sucata para a produção da maioria de suas obras, é, também, animador cultural do CIEP de Piabetá, bairro de Magé onde cresceu, e fundador do projeto João de Barro que ensina cerâmica aos alunos.

Denier já mostrou sua arte em diversas galerias e feiras de arte pelo país, ministrou oficinas, apresentou exposições na França, em Paris e Nice, e realizou uma residência artística em Otawara, no Japão.

Serviço:

“O universo lúdico e inventivo de Deneir Martins” – abertura às 14h – Grátis

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – Rua do Catete, 179. Catete – RJ. Tel. 21 3032.6052 . Mais informações: www.cnfcp.gov.br

Dias e horários de visitação: Terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.

Encerramento: 3 de dezembro

Realização: Associação Cultural de Amigos do Museu do Folclore Edison Carneiro (Acamufec) | Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto de Patrimônio e Histórico e Artístico Nacional (CNFCP/Iphan)

*Estagiária sob supervisão do jornalista Gilberto Costa

Share this content:

Publicar comentário